sábado, 8 de novembro de 2008

Logo tipo do nosso projeto


Viagem à Campo Grande

Viagem à Campo Grande
No dia 24 de Setembro estiveram em Campo Grande os alunos da Escola Kendi Nakai, de Paraíso das Águas. A viagem foi patrocinada pela Energest Energias do Brasil em comemoração ao Dia da Árvore. Os alunos foram acompanhados pelos professores monitores do Projeto “Árvore da Vida” Leonardo, Valdilene e Patrícia e também pelos Professores Márcio Rogério, Márcia Vida e Robelino. Na ocasião conheceram o Destacamento da Polícia Militar Ambiental, fizeram um passeio pela cidade no City Tour, foram ao Shopping Center lanchar no Mac’Donalds e conheceram o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), local onde são salvos diversos animais que são atropelados, maltratados e até mesmo animais que são resgatados, vítimas do tráfico de animais. Esta viagem foi muito importante para os alunos, pois a mesma vinha sendo planejada há 3 meses pelos monitores, pelo Sr. João Clarindo (mantenedor da PCH Paraíso) e por Sérgio Oliskovics e Maria Costa (responsáveis pelo projeto na Energest), a Prefeitura Municipal de Costa Rica cedeu o ônibus para levá-los. Os alunos adoraram a viagem, tiveram a oportunidade de conhecer vários lugares novos, já que alguns nunca tinham ido à Capital; e o mais importante, aprenderam bastante sobre a necessidade de vivermos em harmonia com o meio ambiente. Para o próximo ano já estamos pensando em uma viagem ainda melhor...
VIVA A NATUREZA!

















sábado, 13 de setembro de 2008

Um Apelo a Vida


O dia 21 de setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios do inverno. No Brasil, há 30 anos, formalizou-se, então, o dia 21 de setembro como dia da árvore.
Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e, portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores: protege a terra com suas sombras e suas raízes; evapora a água, mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos. Há as que fornecem frutos valiosos para nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
O dia da árvore não pode ter o mesmo efeito passageiro do nacionalismo que a copa do mundo de futebol trás. O brasileiro só tem orgulho de seu país durante os jogos, e isso não pode ser repetido no dia da árvore. Não basta dedicar atenção a vegetação nativa do Brasil apenas nesse dia, que é puramente simbólico. O brasileiro tem que preservar as árvores e o meio ambiente 365 dias por ano. Não só o brasileiro, mas o ser humano não deve pedir desculpas à natureza apenas nesse dia.
Recomendamos (assim como outros defensores da natureza): repense, recuse, reduza, reuse, recicle. Repensar deve integrar todos os outros passos – se o respeito à árvore e à natureza tem que ser ensinado aos jovens, deve ser também soluções no dia-a-dia para evitar desperdícios e cuidar do que é de todos, não como uma obrigação desagradável, mas como um comportamento natural, com a certeza de que algo esta sendo feito para o nosso próprio benefício.
Devemos respeitar a árvore não só pelo que ela é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro, comemoramos o dia da árvore para refletir a conservação da natureza e preservação de nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Feliz dia da Árvore!!!!



A figura da árvore acima é uma espécie típica do nosso Cerrado:Copaiba, Pau de óleo (Copaifera langsdorfii)

Equipe Árvore da Vida.


Logo Tipo do projeto..patrocinado pela Energest...

sábado, 16 de agosto de 2008





Esse foi o canteiro q o 1º Col B construiu....

Estamos começando o Blog agora essas são as fotu do começo do projeto...com a doação do povo...construimos a horta...